Nesse post você vai aprender como é possível verificar se houve clique ou toque em um botão no Roblox Studio.

Quando você cria um jogo no Roblox Studio e insere alguma interface de usuário com a qual o jogador pode interagir, é importante saber verificar se houve um clique com mouse ou um toque na tela para que o jogo funcione adequadamente nos diversos dispositivos.

Baseado na tela abaixo, temos uma ScreenGui que contém um Frame que armazena um botão para fechar a tela quando o mesmo for clicado com botão esquerdo do mouse ou quando houver o toque na tela do player.

Verificar se houve clique ou toque em botão no Roblox Studio.
Verificar se houve clique ou toque em botão no Roblox Studio.

Dessa forma, para que o botão acima funcione, precisamos inserir um LocalScript no botão Fechar e escrever o código abaixo.

local button = script.Parent

local Players = game:GetService("Players")

local menu = Players.LocalPlayer.PlayerGui.ScreenGui.Menu

button.InputBegan:Connect(function(input,gameProcessed)
	if input.UserInputType == Enum.UserInputType.MouseButton1 or input.UserInputType == Enum.UserInputType.Touch then
		wait(0.1)
		menu.Visible = false
	end
end)

O Script acima verifica se a entrada do usuário foi através do botão esquerdo do mouse ou através de um toque na tela e assim aciona o comando de menu.Visible = false para ocultar todo o Frame.

E é isso aí! Se ficou alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo e siga o passo a passo.

Quer aprender mais sobre o desenvolvimento de jogos no Roblox? Compre nosso E-book Desenvolvendo Jogos no Roblox disponível na Amazon Kindle.

Mais sobre Roblox:

Script de Passagem do Tempo no Roblox Studio.